Para que serve o filtro de ar de caminhão?
O Filtro de Ar é composto por um papel comprido e de alta qualidade, que serve para reter mais sujeira, uma carcaça resistente e um acabamento que garante uma filtragem mais eficiente. O Filtro de Ar de Caminhão funciona perfeitamente em todas as situações. A sujeira não passa para outras partes do veículo, garantindo o bom funcionamento do Caminhão Volvo.
Filtro de combustível
Esse filtro tem a função de reter impurezas presentes no combustível, como partículas de sujeira, ferrugem e água. Esses contaminantes podem danificar o sistema de injeção de combustível, bicos injetores e bombas de alta pressão, resultando em falhas no veículo ou desempenho reduzido do motor.
Como saber se o filtro de combustível está ruim e deve ser trocado?
O filtro de combustível é uma peça fundamental para a saúde do motor, mas, como qualquer componente, ele tem uma vida útil. Por isso, identificar os sinais de desgaste é essencial para evitar problemas mais graves no motor do caminhão. Alguns deles são:
Dificuldade na partida do veículo: Um filtro entupido restringe o fluxo de combustível para o motor, dificultando a ignição, especialmente em climas frios;
Perda de potência do motor: Se o caminhão não responde bem durante acelerações ou apresenta desempenho reduzido em subidas, pode ser um sinal de que o combustível não está chegando de forma adequada;
Aumento no consumo de combustível: A obstrução no filtro pode forçar o motor a trabalhar mais, consumindo mais combustível do que o normal.
Filtro de Óleo
O filtro de óleo remove partículas metálicas, fuligem e resíduos presentes no óleo lubrificante do caminhão. Ele garante que o óleo circule limpo no motor, mantendo a lubrificação adequada e reduzindo o desgaste das peças móveis.
Quanto tempo dura um filtro de óleo?
A durabilidade de um filtro de óleo depende de vários fatores, como o modelo do caminhão, o tipo de óleo utilizado, o estilo de condução e as condições de operação. Em geral, o filtro de óleo deve ser substituído sempre que o óleo lubrificante for trocado (a cada 10.000 a 15.000 km rodados).