O que é eixo e para que serve o eixo diferencial de caminhão?
O eixo diferencial é um conjunto de peças que tem como principal função permitir que as rodas de um veículo girem em velocidades diferentes, principalmente quando o veículo está fazendo uma curva, garantindo assim a estabilidade e segurança do veículo.
As principais funções do eixo diferencial são:
Distribuição de torque: O diferencial recebe a força do motor e a distribui para as rodas de tração, permitindo que elas girem com velocidades diferentes de acordo com a necessidade;
Tração em curvas: Ao fazer uma curva, a roda externa precisa percorrer uma distância maior do que a roda interna. O diferencial permite que isso ocorra, evitando o deslizamento das rodas e garantindo a aderência do veículo ao solo.
O que é e para que serve o eixo traseiro de caminhão?
O eixo traseiro é um componente fundamental para o bom funcionamento de um caminhão, responsável por conectar as rodas traseiras ao chassi do veículo e manter a estabilidade e equilíbrio, especialmente durante trocas rápidas de direção e manobras de ré.
Ele desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento e segurança do caminhão, como:
Suporte de carga: O eixo traseiro suporta a maior parte da carga transportada pelo caminhão, distribuindo o peso de forma uniforme entre as rodas;
Estabilidade: Em conjunto com a suspensão, o eixo traseiro garante a estabilidade do veículo, mesmo em condições adversas de terreno ou durante manobras;
Tração: Em caminhões com tração traseira, o eixo traseiro é responsável por transmitir a força do motor para as rodas, proporcionando a tração necessária para mover o veículo.
A relação entre o eixo traseiro e o diferencial
O eixo traseiro e o diferencial trabalham em conjunto para garantir o funcionamento adequado do caminhão.
Ambos são responsáveis por distribuir a força do motor para as rodas, mas o diferencial, como citado anteriormente, permite que as rodas de um mesmo eixo girem em velocidades diferentes, enquanto o eixo traseiro suporta a carga e garante estabilidade e segurança em manobras de ré e trocas rápidas de direção.